quarta-feira, 21 de abril de 2010

22 de abril: Dia Mundial do PLANETA TERRA


O Dia Mundial do Planeta Terra foi criado em 1970 quando o Senador norte-americano Gaylord Nelson convocou o primeiro protesto nacional contra a poluição. A partir de 1990 outros países passaram a celebrar a data. O objetivo principal é sensibilizar os habitantes do planeta Terra  sobre a importância e a necessidade da conservação e preservação dos recursos naturais do mundo.

Breve histórico sobre a preocupação mundial com a questão ambiental

O processo de degradação ambiental teve início há muito tempo atrás com a troca da vegetação nativa por culturas, utilização de animais silvestres (fonte de proteína) e a exploração de recursos minerais.

Anteriormente o homem utilizava o meio ambiente por duas razões: alimentação e abrigo.
Antes da revolução industrial as famílias se concentravam em zonas rurais e a intenção era de gerar muitos filhos para cooperarem com a exploração no campo.

Com a Revolução Industrial iniciou uma ação intensa para produzir um resultado produtivo e econômico que até então não era possível.  Frutos dessa ação tivemos:

- Aumento na demanda por energia;
- Exploração dos recursos ambientais para a obtenção de matéria-prima;
- Queima de combustíveis

E como resultado do que foi a cima mencionado gerou-se formas de poluição que até então o homem não conhecia, produção de gases prejudícias à natureza e à saúde humana e resíduos.

“O homem se afastou do campo e perdeu a qualidade de vida” Coronel J.L.Melle

Meio Ambiente do Séc. XX

- Explosão de consumo
- Demanda de energia
- Urbanização acelerada
- Combustíveis fósseis
- Percepção da escassez – fator econômico – surge a necessidade de economizar.

No inicio do século passado pensava-se que o meio ambiente era infinito e por esta razão, não era um assunto a ser discutido no âmbito econômico.

Guerras: consumo dos recursos naturais para destruir cidades e consumos dos mesmos recursos para reconstruí-las.

Inicio dos anos 50: Sociedade começa a entrar em colapso. Necessidade de mudança do comportamento global. Inicio da percepção de que o Meio Ambiente é indivisível – não tem fronteiras e faz-se necessário uma ação global envolvendo todos os continentes.
Inicio da Guerra Fria, muitos não dedicavam atenção às preocupação com o Meio Ambiente...

Os danos ambientais na Europa no final dos anos 60 levaram ao surgimento de reuniões para tratar sobre estas questões (1968). A ONU percebendo a situação de impacto que o mundo estava causando ao meio ambiente, toma uma atitude: Conferência Mundial do Meio Ambiente Humano Estocolmo/Suécia – 1972. Esta conferência foi um dos fatos mais importantes na história para a mudança nas políticas públicas mundiais sobre o meio ambiente.

Continuação no próximo post.

Alguns dados sobre o Planeta Terra:

A Terra é o terceiro planeta do Sistema Solar, tendo a Lua como seu único satélite natural. Possui 510,3 milhões de km2 de área total, sendo que aproximadamente 97% é composto por água (1,59 bilhões de km3). A quantidade de água salgada é 30 vezes a de água doce, e 50% da água doce do planeta está situada no subsolo.

A atmosfera terrestre vai até cerca de 1.000 km de altura, sendo composta basicamente de nitrogênio, oxigênio, argônio e outros gases.

A população humana atual da Terra é de aproximadamente 6,8 bilhões de pessoas e a expectativa de vida é em média de 65-70 anos.

Para mantermos o equilíbrio do planeta é preciso consciência  e sensibilização dessa importância, a começar pelas crianças. Não se pode acabar com os recursos naturais, essenciais para a vida humana, pois não haverá como repô-los. O pensamento deve ser global, mas a ação local, como é tratado na Agenda 21.


Fernanda de Figueiredo Beda
Médica Veterinária
Pós graduanda em Gestão Pública de Controle e
Educação Ambiental - UNIFESP
Coordenadora do Projeto Juventude Ecológica