terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Juventude Ecológica no Planeta Sustentável!!


O Projeto Juventude Ecológica iniciou em 2009 as atividades de Trilha Ecológica no Parque da Juventude. Com a colaboração de voluntários e parceiros, além da trilha o projeto realiza oficinas de educação ambiental e eventos nas principais datas ambientais comemorativas neste parque gratuitamente. 

------------------------------------------
VOLUNTARIADO PELO VERDE NO PARQUE DA JUVENTUDE


Uma vez por mês, o projeto leva os visitantes do parque para conhecer a trilha que fica dentro da área de Mata Atlântica do parque.  Em datas comemorativas relacionadas ao ambiente, como o Dia da Árvore e o da Água, o projeto promove atividades variadas o dia todo, para o público em geral.Um pouco de verde e uma boa dose de vontade de fazer algo pelo ambiente,combinados, resultaram no projeto Juventude Ecológica, que realiza uma série de atividades de educação ambiental no Parque da Juventude.
Também realiza, junto com ONGs e instituições públicas, oficinas com crianças e adolescentes da região, como as do conjunto Cingapura que fica próximo ao parque, e mesmo com jovens trazidos por essas entidades parceiras. Os participantes do projeto já orientaram plantios de árvores e deram aulas de como cuidar de plantas em garrafas PET, por exemplo.
“Não somos uma ONG. É um projeto voluntário, e temos biólogos, pedagogos”, conta a veterinária Fernanda Beda, idealizadora do Juventude Ecológica, que começou como um trabalho de conclusão de curso em educação ambiental em 2009 e acabou virando uma atividade regular.
Fernanda diz que, além de apoio de ONGs da região, eles também contam com parceria de órgãos como as secretarias do Verde e da Saúde e a Sabesp, que ajudam com estandes, atividades e doação de mudas para plantio no parque.
Segundo Fernanda, na trilha, que percorre um trecho da Mata Atlântica recuperada do parque, há jequitibájatobápau-brasil. Além disso, eles falam da importância da arborização, do uso consciente da água e de por que não se deve jogar lixo na mata. Mas ela alerta que ainda é preciso fazer uma catalogação rigorosa das espécies da flora e da fauna do parque, e que está em busca de parceria para isso.
Interessou-se em participar das atividades, como voluntário ou para ter um dia diferente de aprendizado sobre a natureza?
--------
Agradecimentos à Karen Tada do Planeta Sustentável

l