segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Juventude Ecológica participa de reportagem sobre resíduos

O Projeto Juventude Ecológica participou da reportagem da TV Record apresentada hoje, 14/11, no programa "Hoje em Dia".
A Educação Ambiental é uma "peça" fundamental neste quebra cabeça sobre a gestão dos resíduos nas cidades. De nada adiantarão políticas públicas e programas de reciclagem e logística reserva se a população não mudar sua postura adotando práticas sustentáveis em seu dia a dia e mudar seus hábitos de consumo. É aí que entra o papel fundamental da Educação Ambiental: sensibilizar e conscientizar os cidadãos sobre a importância da ação de cada um em prol da sustentabilidade e consequente conservação do planeta.

http://entretenimento.r7.com/hoje-em-dia/videos/detalhes/idmedia/4ec11029b51a6523b980ed00.html

domingo, 13 de novembro de 2011

Contra a prática dos rodeios e todas as outras formas de maus tratos aos animais

Sob a coordenação do deputado Feliciano Filho (PV) foi realizada nesta sexta-feira, 11/11, audiência para abordar o tema "Rodeio: esporte ou crueldade?". O evento reuniu dezenas de defensores de animais, vereadores, veterinários e deveria ouvir, também, representantes dos grupos que organizam os rodeios no Estado. Contudo, após solicitarem o uso da palavra somente no final do evento, os quatro ou cinco senhores que falariam a favor dos rodeios se retiraram antes do início audiência.

Médica Veterinária Dra. Irvênia Prada - USP,  Sônia Prada - Fórum Nacional de Proteção Animal, Dep. Feliciano Filho, Dra. Vânia Tuglio - Promotora de Justiça e Dep. Ricardo Izar Jr.

Em nome dos defensores dos animais na Câmara dos Deputados falaram os deputados federais paulistas Ricardo Tripoli (PSDB) e Ricardo Izar (PSD). Ambos relataram as dificuldades que um defensor dos animais enfrenta nos parlamentos. "Muitos colegas não acreditam que defender os animais seja uma grande causa", lamentou Tripoli.
Feliciano Filho anunciou que em 8/12 será lançada na Assembleia a Frente Parlamentar em Defesa dos Animais. "Neste dia teremos a presença da frente parlamentar da Câmara dos Deputados, a qual o Ricardo Izar coordena."


Defensores de animais, vereadores e veterinários acompanham as discussões no auditório Paulo Kobayashi

Torturas

"Os animais são mansos. Para ter comportamento agressivo eles são vítimas de torturas dentro e fora da arena", disse Sônia Fonseca, presidente do Fórum de Proteção Animal. Ela informou ainda que nos períodos de treinamento para as apresentações os animais são submetidos a horas de intenso treinamento e muitos animais não resistem a essa rotina.
"Todo ser civilizado não admite o sofrimento de um ser mais fraco. Nossa luta é contra abusos e maldades contra os animais. Estamos em um estágio evolutivo onde não existe mais lugar para esse tipo de coisa", concluiu a bióloga.


Subjugação

De acordo com a professora da USP Irvênia Prada, toda atividade resultante de bem-estar é centrada no ser humano, uma ilustração do modelo cultural de subjugação que temos em relação aos mais fracos. "A postura do ser humano de se mostrar exaltado em relação ao subjugo dos animais está em várias práticas consideradas esportivas."
Para a docente, o argumento de que tais atividades fazem parte da tradição e da cultura popular são inválidos. "A prática do rodeio é agravada com a assimilação de cultura importada. A infiltração do country na cultura brasileira é um desrespeito à soberania nacional", desabafou a professora e pesquisadora. Irvênia Prada também destacou que diversas pesquisas apontam que os animais não são "coisas", mostrando que eles são inteligentes, pensam, sentem, têm memória e "são nossos companheiros na escala evolutiva".
"Contrariando o que muitas pessoas pensam, os defensores dos animais não são pessoas menos esclarecidas. No meu caso, minha função não é inferior à de outros promotores. Neste momento, estou em pleno exercício das minhas funções", enfatizou Vânia Tuglio, do Ministério Público.
A promotora apresentou um vídeo mostrando as agressões e os constantes maus-tratos dos animais que participam dos rodeios. Vânia Tuglio lamenta que os apoiadores dos rodeios se utilizem de subterfúgio constitucional alegando que os peões são atletas. "Temos que nos unir. Esse é um grupo forte."



Fonte:
http://www.al.sp.gov.br/portal/site/Internet/menuitem.4b8fb127603fa4af58783210850041ca/?vgnextoid=f6b3657e439f7110VgnVCM100000590014acRCRD&id=cc1c63e0ef393310VgnVCM100000600014ac____


Não há dúvida e comprovações técnico-cientificas de que esta prática causa maus tratos, sofrimentos e crueldades de diversas formas aos animais que são submetidos. Práticas que utilizem animais para diversão sem levar em consideração que estes são seres sensitivos, ou seja, sentem dor, medo, stress, etc., é incompatível com uma sociedade moderna e que busca incluir as questões ambientais em seu dia a dia. A proteção aos animais contra maus tratos é prevista na Constituição Federal Brasileira e na Lei Federal de Crimes Ambientais. Sendo assim, leis que permitam a realização de rodeios são inconstitucionais. 


O PROJETO JUVENTUDE ECOLÓGICA É CONTRÁRIO AOS RODEIOS E TODAS AS  OUTRAS FORMAS DE MAUS TRATOS E CRUELDADES AOS ANIMAIS!!

Bezzero morto durante provas do rodeio de Barretos no ano de 2011

Constituição Federal Brasileira 

Art. 225 - Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.
VII - proteger a fauna e a flora, vedadas, na forma da lei, as práticas que coloquem em risco sua função ecológica, provoquem a extinção de espécies ou submetam os animais a crueldade.
 ----------------------------
LEI DE CRIMES AMBIENTAIS

LEI Nº 9.605, DE 12 DE FEVEREIRO DE 1998
Dos Crimes contra a Fauna
Art. 32. Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos:
   Pena - detenção, de três meses a um ano, e multa.
§ 1º Incorre nas mesmas penas quem realiza experiência dolorosa ou cruel em animal vivo, ainda que para fins didáticos ou científicos, quando existirem recursos alternativos.
§ 2º A pena é aumentada de um sexto a um terço, se ocorre morte do animal.


--------------------------------
"Chegará o dia em que os homens conhecerão o íntimo dos animais e neste dia, um crime contra um animal será considerado um crime contra a humanidade" L. da Vinci









segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Responsabilidade pela Proteção e Direitos dos Animais

O Projeto Juventude Ecológica participou no dia 29 de outubro do Fórum Social de São Paulo com informações sobre proteção e direitos dos animais.

O Fórum Social de São Paulo, que se inscreve no processo do Fórum Social Mundial, é um grande encontro de organizações e movimentos da Grande São Paulo e foi realizado nos dias 29 e 30/10 na Faculdade Zumbi dos Palmares com o objetivo de:


  • * Garantir uma ampla mobilização da sociedade civil para fortalecer a resistência, aprofundar as alianças e produzir conteúdo na construção de alternativas para a crise global, em especial nas questões das cidades;
  • * Viabilizar os encontros e facilitar a criação e a multiplicação das redes de relações e das alianças com que o Fórum se concretiza.
A proteção e os direitos dos animais estão presentes em legislações e na "Declaração dos direitos dos animais" da UNESCO. Abaixo estão algumas fotos do evento:





Materiais que distribuímos sobre a "Declaração dos direitos dos animais" - UNESCO  e  sobre os artigos da Constituição Federal Brasileira e Lei de Crimes Ambientais que falam sobre proteção aos animais


Palestra do Movimento Voto Consciente e do MCCE - Ficha Limpa


Constituição Federal Brasileira
Art. 225 - Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.
VII - proteger a fauna e a flora, vedadas, na forma da lei, as práticas que coloquem em risco sua função ecológica, provoquem a extinção de espécies ou submetam os animais a crueldade.

Lei de Crimes Ambientais
LEI Nº 9.605, DE 12 DE FEVEREIRO DE 1998

Dos Crimes contra a Fauna

Art. 32. Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos:
   Pena - detenção, de três meses a um ano, e multa.
§ 1º Incorre nas mesmas penas quem realiza experiência dolorosa ou cruel em animal vivo, ainda que para fins didáticos ou científicos, quando existirem recursos alternativos.
§ 2º A pena é aumentada de um sexto a um terço, se ocorre morte do animal

--------------------






sexta-feira, 28 de outubro de 2011

FÓRUM SOCIAL DE SÃO PAULO


O Fórum Social de São Paulo, que se inscreve no processo do Fórum Social Mundial, é um grande encontro de organizações e movimentos da Grande São Paulo e será realizado nos dias 29 e 30/10 com o objetivo de:
  • - Garantir uma ampla mobilização da sociedade civil para fortalecer a resistência, aprofundar as alianças e produzir conteúdo na construção de alternativas para a crise global, em especial nas questões das cidades;
  • - Viabilizar os encontros e facilitar a criação e a multiplicação das redes de relações e das alianças com que o Fórum se concretiza.
O Projeto Juventude Ecológica estará participando no dia 29/10 (vide anexo) com informações sobre Responsabilidades para Proteção e Direito dos Animais.

A programação do Fórum com as listas dos grupos que irão participar estão em anexo e também no site do Fórum:
Local: Faculdade Zumbi dos Palmares: avenida Santos Dumont, 843, Armênia

Participem conosco!!

Fernanda de Figueiredo Beda
Juventude Ecológica - Coordenadora

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Juventude Ecológica realiza seminário no Dia Mundial dos Animais

Ontem, dia 04 de outubro, para comemorar o Dia Mundial dos Animais o Projeto Juventude Ecológica realizou o Seminário sobre Bem-estar Animal, Proteção e Políticas Públicas na sede do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo.


A Médica Veterinária Fernanda de Figueiredo Beda (Coordenadora do Projeto Juventude Ecológica) conduziu o evento que contou na abertura com a presença do Presidente do CRMV-SP, Dr. Francisco Cavalcanti de Almeida juntamente com o Médico Veterinário Dr. Wilson Grassi, Diretor da ANCLIVEPA (Associação de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais) e Gerente do Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal. 


Fernanda Beda - Coordenadora do Projeto Juventude Ecológica
  

Dr. Francisco Cavalcanti - Presidente do CRMV-SP e a M.V Fernanda Beda



Fernanda Beda, Diretor da ANCLIVEPA Dr. Wilson Grassi e Dr. Francisco Cavalcanti
Representantes do poder público, ONG´s, profissionais e estudantes  preocupados com a questão dos animais


A WSPA (Sociedade Mundial de Proteção Animal), a maior federação de organizações de bem-estar animal do mundo e reconhecida como órgão consultivo pela ONU e pelo Conselho Europeu, marcou presença no seminário com a palestra da Dra. Rosangela Ribeiro - Gerente de Programas Veterinários da WSPA



Dra. Rosangela Ribeiro



A Dra. Vânia Nunes (Médica Veterinária do ITEC: Instituto Técnico de Educação e Controle Animal) proferiu a palestra: "A Ciência do Bem-Estar Animal, Direitos dos Animais e Movimentos Sociais" e Analis informou sobre as ações do ITEC.


Dra. Vânia Nunes

Analis - ITEC


 A importância da imprensa na defesa dos direitos animais foi o tema da palestra da Jornalista Silvana Andrade, idealizadora e diretora editorial da ANDA (Agência de Notícias de Direitos Animais), a primeira agência jornalística do gênero no mundo.


Silvana Andrade

O Centro de Controle de Zoonoses do Municipio de São Paulo esteve representado pela Biomédica Osleny Viaro, coordenadora do Programa Educativo "Para viver de bem com os bichos" com atuação em 2111 escolas e cerca de 3100 professores capacitados.



Osleny Viaro

Para falar sobre a importância do Médico Veterinário e do Zootecnista no Bem-Estar Animal, contamos com a presença da Médica Veterinária Dra. Karime Cury Scarpell, Presidente da Comissão de Bem-estar Animal do CRMV-SP.

Dra. Karime Cury


Juventude Ecológica entre as iniciativas de sucesso!!!

A Bióloga, gestora e educadora ambiental, Érica Sena (Idealizadora do Blog Pensar Eco) palestrou sobre o tráfico de animais silvestres e a lei de crimes ambientais.


Érica Sena
     


A Frente Parlamentar em Defesa dos Animais do Congresso Nacional também esteve presente no seminário representada pelo advogado Rodrigo Nahas.


Rodrigo Nahas


Contamos também com a presença da Editora Guará que distribuiu exemplares da Revista Clínica Veterinária para os participantes do seminário.





A Fundação Mary Harriet Speers gentilmente colaborou com a doação de blocos e canetas para anotação.




No final do evento realizamos o sorteio de kits de produtos da AMICI que recebemos como doação da Tortuga Companhia Zootécnica Agrária.



Equipe de Voluntários: Jo, Shirley, Júlia, Marcos e Verinha

Jo e Jair do Projeto Fênix: grande apoio!!

CANAL FUTURA - DIA MUNDIAL DOS ANIMAIS!!



AGRADECIMENTOS:

A Deus em primeiro lugar, criador de toda a vida, ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo, aos voluntários do Projeto Juventude Ecológica e do Projeto Fênix, WSPA, ITEC, ANDA, CCZ, Pensar Eco, Canal Futura, Tortuga - AMICI, Fundação Mary Harriet Speers, Tribuna Animal, Frente Parlamentar em Defesa dos Animais, Editora Guará e a todos os participantes do seminário.

Tivemos um excelente evento graças a colaboração de apoaiadores e parceiros e este foi o primeiro de muitos seminários que o Juventude Ecológica promoverá sobre o tema.

Muito Obrigada!!!!!!


"Chegará o dia em que o homem conhecerá o íntimo dos animais e neste dia todo crime praticado contra um animal será um crime contra a humanidade." Leonardo da Vinci



 


Fernanda de Figueiredo Beda
Médica Veterinária - Esp. em Gestão Pública e Ed. Ambiental
Juventude Ecológica - Coordenadora
E apaixonada pelos animais


domingo, 2 de outubro de 2011

Seminário sobre Bem-estar Animal, Proteção e Políticas Públicas será nesta terça-feira!!

O Projeto Juventude Ecológica em parceria e apoio do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo, Sociedade Mundial Protetora dos Animais, Centro de Controle de Zoonoses do Município de São Paulo, Pensar Eco, ANDA, Projeto Fênix, entre outros apoiadores realizarão nesta terça-feira (04/10) no Dia Mundial dos Animais um Seminário sobre Bem-estar Animal, Proteção e Políticas Públicas.

Acompanhem as matérias sobre o evento bem como a programação nos links abaixo:

http://www.wspabrasil.org/latestnews/2011/WSPA-participa-do-Seminario-Bem-Estar-Animal-Protecao-e-Politicas-Publicas-em-Sao-Paulo.aspx

http://www.crmvsp.gov.br/site/eventos_ver.php?ida44_eventos=164

http://www.anda.jor.br/2011/09/25/seminario-de-bem-estar-animal-sera-realizado-pelo-crmv-de-sp/

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Contra a regulamentação dos animais em circos e qualquer evento

Retrocesso total, Ministério da Cultura cria portaria que procura regulamentar a utilização de animais em circos.

----------
Governo Federal quer regulamentar ANIMAIS EM CIRCOS! (do site: turmadoquintal.com)

As ministras Ana de Hollanda, da Cultura, e Izabella Teixeira, do Meio Ambiente, criaram um Grupo de Trabalho Interministerial com a finalidade de promover debates, estudos e sugerir critérios com vistas à regulamentação da participação de animais em espetáculos, eventos e apresentações em circos e outras atividades afins. O texto sequer esclarece quais seriam as “atividades afins”, que podem inclusive abarcar rodeios e manifestações semelhantes!

O Grupo foi criado através da Portaria 74, de 5 de agosto de 2011. Sabe-se que alguns representantes dos ministérios defendem a manutenção do uso de domésticos e domesticados em circos, como cães, gatos, cavalos, dromedários, camelos, coelhos e algumas aves, passando em cima da vontade da sociedade brasileira.

A ministra Izabella Teixeira posicionou-se recentemente contrária a qualquer animal em circo, da mesma forma que Marina Silva já havia feito ao ocupar a pasta. O Ibama, ainda no governo Lula, também posicionou-se contrariamente ao uso de qualquer animal em circo. Resta saber se esta posição será mantida no atual governo. Além disso, Izabella mesmo declarando não concordar com esse uso, assinou a portaria. Já o Ministério da Cultura sempre defende a posição dos circenses, alegando que circo é cultura.

É bom lembrar que o Projeto de Lei 7291/96, que proíbe em todo o Brasil o uso de animais em circos, aguarda há um ano na fila dos projetos que já podem ser votados no Plenário da Câmara dos Deputados. E mesmo que seja aprovado, ainda deve voltar ao Senado de onde é originário. Portanto não se pode prever quando será transformado em lei.

Além disso, o texto dá prazo de oito anos, para a retirada total dos animais dos circos, tempo em que os animais continuarão maltratados em circos, em milhares de cidades e nos estados que não tem lei proibindo espetáculos circenses com animais.

Isso demonstra o perigo de uma regulamentação do governo federal sobre uso de animais em circos. Daí a importância de nos manifestarmos!


ANIMAL EM CIRCO NÃO É CULTURA E NEM DIVERSÃO! É BARBÁRIE!

CIRCO LEGAL NÃO TEM ANIMAL, senhoras Ministras !

ESCREVA PARA:
ANA DE HOLLANDA, Ministra da Cultura
E-mail: cgm@cultura.gov.br
Tels.: (61) 2024-2460/ 2464 / Fax.: (61) 3225-9162 Esplanada dos Ministérios, Bloco B, sala 401 / CEP 70068-900 Brasília – DF

IZABELLA TEIXEIRA, Ministra do Meio Ambiente
E-mail: gm@mma.gov.br
Telefones: (61) 2028-1057/1289 / FAX: 2028-1756
Esplanada dos Ministérios, Bloco B, 5º andar / 70068-900 - Brasília – DF

Links importantes:

Circo Legal não tem Animal
http://www.wspabrasil.org/wspaswork/udaw/circo-legal.aspx

Abaixo assinado pelo fim dos animais em circos
http://www.petitiononline.com/circobr/petition-sign.html

Sociedade não quer animais em circos
http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL846583-15605,00-IMAGENS+CHOCANTES+DE+MAUSTRATOS+A+ANIMAIS.html


Ouvidoria Ministério da Cultura: as mensagens serão encaminhada para este Grupo de Trabalho:
http://fale.cultura.gov.br/sisouvidor/autoatendimento/cadastro/formularioMensagem.jsp?strSelecao=ouvidoria


segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Seminário Bem-estar Animal, Proteção e Políticas Públicas

Para comemorar o Dia Mundial dos Animais, o Projeto Juventude Ecológica promoverá juntamente com parceiros um Seminário sobre Bem-Estar Animal, Proteção e Políticas Públicas no dia 04 de outubro de 2011 na Sede do Conselho Regional de Medicina Veterinária de São Paulo.
As inscrições são gratuitas e limitadas.
Maiores informações no flyer abaixo e pelo e-mail: juventude.ecologica@gmail.com 


 A Programação do Seminário está disponível no site do Conselho Regional de Medicina Veterinária de São Paulo:
http://www.crmvsp.gov.br/site/eventos_ver.php?ida44_eventos=164
Fernanda de Figueiredo Beda
Médica Veterinária
Juventude Ecológica - Coordenadora

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

EDUCAÇÃO AMBIENTAL X RESÍDUOS

Tivemos hoje uma enorme satisfação de participar da gravação de um programa da TV Record sobre Educação Ambiental e a questão dos resíduos sólidos nas cidades. Aceitamos com o maior prazer e falamos sobre a importância da Ed. Ambiental para crianças para pensarmos em uma sociedade sustentável em um futuro próximo. 

Muito Obrigada ao Paulo Pavan, diretor do Parque da Juventude, pela autorização da gravação, à jornalista Rosana Cardin e à toda equipe da Record.











Fernanda de Figueiredo Beda
Educadora Ambiental
Juventude Ecológica - Coordenadora