terça-feira, 22 de março de 2011

22 de março: DIA MUNDIAL DA ÁGUA



O Projeto Juventude Ecológica realizou no dia 20 de março no Parque da Juventude um evento que teve como foco a celebração do Dia Mundial da Água comemorado em todo ano no dia 22 de março.
A Supervisão de Vigilância em Saúde da Secretaria da Saúde apresentou uma palestra sobre a Dengue: prevenção e controle e tivemos outras atividades como oficinas, show e exposição graças a colaboração de parceiros e apoiadores do projeto como o Parque da Juventude, Biblioteca de São Paulo, SABESP, Secretaria Municipal da Saúde, Secretaria do Verde e Meio Ambiente, Expressão Corpo e Alma, Aprenda Bio e bandas Lift e Walking Lions.
O Dia Mundial da Água foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 22 de março de 1992 oportunidade em que foi divulgado um importante documento: “Declaração Universal dos direitos da Água”. Esta declaração apresenta uma série de medidas, sugestões e informações que servem para despertar a consciência a fim de promover uma sensibilização na população e governantes para a questão da água.
Acredito que a cada ano tanto a população como o poder público estão mais atentos ás questões relacionadas a este tema, mais ainda há muito o que ser colocado em prática em nosso dia a dia: Conservação dos recursos hídricos, saneamento básico, adoção de medidas diárias para o uso racional da água, prevenção da transmissão de enfermidades por esta via, situações relacionadas à defesa civil, entre outros.
De acordo com dados do Ministério da Saúde até o dia  26 de fevereiro deste ano foram registrados 155. 613 casos de Dengue, que tem como principal via de transmissão a água, em todo país. Este dado é 37% inferior comparado ao ano passado, no entando os cuidados preventivos devem ser mantidos e intensificados para evitar novos registros da doença.

Bióloga Fernanda de Almeida - Secretaria da Saúde


SUVIS Santana
Equipe de biólogos do Aprenda Bio
Arquiteto Cléverson - Defesa Civil Subprefeitura Vl. Maria

Juventude Ecológica, Projeto Fênix e Sabesp

Banda Lift  
Agradecimentos: Parque da Juventude, Biblioteca de São Paulo, Sabesp, Secretaria Municipal da Saúde - Suvis Santana, Secretaria do Verde e Meio Ambiente, Expressão Corpo e Alma, Aprenda Bio, Projeto Fênix, Portal Zona Norte na Linha, Rede Social Zona Norte, Habib´s e Diário de São Paulo 


http://www.diariosp.com.br/_conteudo/2011/03/48054-dia+mundial+da+gua+e+comemorado+no+parque+da+juventude.html


Fernanda de Figueiredo Beda
Médica Veterinária Esp. em Gestão Pública e Educação Ambiental
Coordenadora do Projeto Juventude Ecológica