quarta-feira, 2 de março de 2011

2011 - 250 anos da Medicina Veterinária

2011: ANO MUNDIAL DO MÉDICO VETERINÁRIO


No dia 24/01/2011 foi declarado o Ano Mundial do Medico Veterinário em solenidade realizada em Paris. A abertura foi realizada no Palácio de Versalles na presença do Presidente Francês Nicolas Sarkozy. A solenidade contou com 700 personalidades de vários paises da América, Europa, Ásia e Austrália. Esta comemoração vem coroar os 250 anos da profissão no mundo e os 100 da Medicina Veterinária Brasileira. Coube a diretora geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Margaret Chan, distinguir o Medico Veterinário com o tema: “Veterinária para Saúde, Veterinária para Alimentação, Veterinária para o Planeta”.

O presidente da Associação Mundial Veterinária e da Associação Americana de Medicina Veterinária (Tjeerd Jorna) assinalou: “O médico tem que se ocupado historicamente de cuidar do homem, já o veterinário tem obrigação de cuidar da humanidade”.

Segundo o diretor geral da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), Bernard Vallat, “o veterinário esta no coração da relação homem animal” assim como compete a salvaguarda tanto da sanidade animal, como da saúde publica. Foi também lembrado pelo Ministro da Agricultura da FAO, instituição mais antiga da ONU, Jacques Diouf que a classe de Médicos Veterinários e responsável pela quantidade e qualidade dos produtos agropecuários e que representam 40% do PIB do planeta. Assim como afirmou que 2011 devera ser amplamente comemorado pela Medicina Veterinária, pois será declarado o ano da Erradicação da Peste Bovina no Mundo. Será a 2a enfermidade erradicada no planeta depois da varíola. Ressalta-se que em 1920, foi diagnosticada a Peste Bovina em um lote de bovinos importados da Índia no porto de Santos – SP. Coube ao medico veterinário Taylor Ribeiro de Mello (formado na 1a turma no Brasil – 1917) o diagnostico e controle desta temível doença.

Estaremos comemorando, por todo 2011, junto às entidades de classe e a sociedade, sabedores da nossa responsabilidade como profissionais fundamentais a Saúde Publica e com a missão de colaborar:

· Na luta contra a fome no mundo;
· Na luta contra as zoonoses;
- Na vigilância da qualidade e inocuidade dos alimentos;
· Nos avanços nas pesquisas biomédicas;
· Na proteção do meio ambiente e da diversidade biológica.

Fonte: http://amverj.blogspot.com/2011/02/2011-ano-mundial-do-medico-veterinario.html

Outros sites sobre o assunto:

http://www.portugal.gov.pt/pt/GC18/Governo/Ministerios/MADRP/Notas/Pages/20110124_MADRP_Com_Veterinaria.aspx

http://www.vet2011.org/