sábado, 6 de março de 2010

Educação Ambiental no Parque da Juventude


A educação ambiental busca manter o respeito pelos diferentes ecossistemas e culturas humanas da Terra. Constitui-se numa forma abrangente de educação, que se propõe atingir todos os cidadãos, através de um processo pedagógico participativo permanente que procura produzir no educando uma consciência crítica sobre a problemática ambiental. Compreende-se como crítica a capacidade de compreender o início e a evolução de problemas ambientais.

Atualmente, são comuns a contaminação dos cursos de água, a poluição atmosférica, a devastação das florestas, a caça indiscriminada e a redução ou mesmo destruição dos habitats da fauna, além de muitas outras formas de agressão ao meio ambiente.

A natureza não é fonte inesgotável de recursos, suas reservas são finitas e devem ser utilizadas de maneira racional, evitando o desperdício e considerando a reciclagem como processo vital.

Dentro deste contexto, é clara a necessidade de mudar o comportamento do homem em relação à natureza. Promover uma prática de desenvolvimento sustentável (gestão responsável dos recursos do planeta de forma a preservar os interesses das gerações futuras e atender as necessidades das gerações atuais) e práticas econômicas e de conservação que terão reflexos positivos evidentes junto à qualidade de vida de todos.


A Educação Ambiental é um processo de formação e informação para o desenvolvimento da consciência crítica sobre as questões ambientais e de atividades que levem à participação das comunidades na preservação do equilíbrio ambiental.


Sendo o Parque da Juventude constituído por uma grande área verde com atividades esportivas, lazer e turismo que atraem a população local em geral, o Projeto de Educação Ambiental Juventude Ecológica colabora com as finalidades da Educação Ambiental que dentre elas, segundo o IBAMA são:



Proporcionar a todas as pessoas a possibilidade de adquirir conhecimento, o sentido de valores, atitudes, interesse ativo e aptidões necessários à proteção e melhoria do meio ambiente.


Fernanda de Figueiredo Beda

Médica Veterinária

Pós graduanda em Gestão Pública de Controle e Educação Ambiental – Unifesp

Coordenadora do Projeto Juventude Ecológica