segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Reunião Cades ST discutiu comemoração para o Dia do Meio Ambiente

Conselho Regional do Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz (CADES) na Subprefeitura Santana/Tucuruvi definiu detalhes sobre as comemorações do Dia do Meio Ambiente, no mês de junho, na região com programação voltada à conscientização e educação ambiental de comerciantes e moradores.

Segundo a  especialista em gestão pública e educação ambiental do CADES, Fernanda de Figueiredo Beda, a festa vai se estender ao longo de três dias. O primeiro vai ser marcado por palestras com representantes da Sabesp, Cetesb e Parque do Horto Florestal. No segundo dia, seis pontos de coleta de resíduos de materiais recicláveis com voluntários que vão orientar sobre o descarte de forma sustentável vão ser disponibilizados nos metrôs Santana e Tucuruvi, Rodoviária Tiête, Centro de Eventos Anhembi, Parque Estual Horto Florestal e Parque Juventude que tem grande circulação de pessoas. A comemoração vai ser finalizada com oficinas de reciclagem ministradas por ONG's da Zona Norte.

"Todo o trabalho foi pensado para valorizar atitudes inteligentes que colaborem com a preservação do meio ambiente. As oficinas são uma grande demonstração de que é possível reutilizar o que seria jogado no lixo e gerar renda", explicou Fernanda.

Para Fernanda, a educação ambiental ultrapassa cobranças e multas é preciso garantir alternativas para que as pessoas possam mudar a sua  atitude. "É muito fácil  dizer não pode fazer isso. Com essas ações esperamos que as pessoas passem a pesar a importância do que fazem e deixem de jogar lixo na rua ou descartar o que pode ser reutilizado".

A programação divulgada está em fase de planejamento e está sujeita a futuras alterações.

A próxima reunião do CADES acontece amanhã (16), às 15h, no auditório da Subprefeitura Santana Tucuruvi que está na Avenida Tucuruvi, 808, próximo a estação do metrô.

Fonte:

http://www.diariosp.com.br/_conteudo/2011/02/33961-reuniao+do+cades+discutiu+comemoracao+para+o+dia+do+meio+ambiente.html

sábado, 19 de fevereiro de 2011

1º Encontro da Rede Social Zona Norte - Juventude Ecológica apoia e muito essa idéia!

A Rede Social Zona Norte é um coletivo de entidades que trabalha em prol das comunidades. Ela utiliza a metodologia oferecida pelo Senac, que forma os mediadores que cuidam para que esse processo seja guiado de forma horizontal, ou seja, sem um líder: todos tem o mesmo grau de importância e peso nas decisões. 

Esse projeto pretende juntar pessoas, podendo ser de organizações, associações, ou mesmo cidadãos interessados em ajudar a Zona Norte, e formar uma rede de colaboração em que cada um coloque à disposiçãoo o que tem. Além disso conseguem discutir problemas e compartilhar suas experiências chegando a soluções.

Segundo Camila Chiarantano, agente de desenvolvimento social e mediadora da Rede Social Zona Norte, primeiro acontece um mapeamento para saber quantas entidades e organizações existem na região, e depois é feito um convite a elas para participarem de uma reunião em que é apresentado esse projeto. A maioria dos convidados acaba fazendo parte. A primeira reunião teve cerca de 80 participantes, e hoje o grupo conta com 102 pessoas que participam presencial ou mesmo virtualmente. 

A primeira reunião do ano começou com um clima bem descontraído. Primeiro todos os participantes se apresentaram e falaram um pouco sobre seu trabalho, projetos e dificuldades. Depois participaram de uma dinâmica de integração. Nessa reunião a Rede Social conseguiu definir as comissões de trabalho para o ano, que serão: Comunicação, Eventos, Desenvolvimento de Projeto, Acolhida e Registro.

O projeto Juventude Ecológica, que tem como objetivo difundir a educação ambiental para os frequentadores do Parque da Juventude, apresentou as suas propostas, que incluem plantio de mudas, cursos, informações sobre saúde pública, entre outras atividades. O Juventude Ecológica foi convidado a atuar junto com a subprefeitura Santana/ Tucuruvi, nas comemorações da Semana do Meio Ambiente, de 03 a 05/06, e conta com o apoio da Rede. Também foram discutidas idéias para a comemoração do aniversário de um ano da Rede, que acontece no dia 29/04.

Minudências
@ Participaram da reunião as entidades e empresas Juventude Ecológica, Expressão Falada Escrita, subprefeitura Santana/Tucuruvi, Assoc. Raio de Cristal, CVV - Centro de Valorização da Vida, Caspiedade, Centro Social Salette, Centro da Juventude Helena Portugal, biblioteca Nuto SantAnna, Secretaria do Verde e Meio Ambiente, Crisálida, Ibrasac, projeto Fênix, Semear, Sarsi, Apec, Gaia Brasil, Senac Santana e portal ZNnaLinha. 

Fonte:  http://www.znnalinha.com.br/santana/html/rede.php

Revitalização do Viveiro de Mudas do Parque da Juventude

O Projeto Juventude Ecológica em parceria com a Sabesp, Secretaria do Verde e Meio Ambiente de São Paulo e PAVS-Santa Casa de São Paulo iniciou mais uma atividade no dia 11 de novembro de 2010 no Parque da Juventude: A revitalização do viveiro de mudas do parque. Participaram conosco jovens portadores de necessidades especiais que a Missão Miral do Brasil atende e seus voluntários.
Nossa proposta é realizar uma vez ao mês oficinas no viveiro e palestras sobre Meio Ambiente e Cultura de Paz. Estas oficinas são gratuitas, mas existe a necessidade de inscrição prévia para a participação.
Nosso objetivo é utilizar esta importante área verde que é o Parque da Juventude para a realização de atividades educativas, que de uma forma prática, possam sensibilizar os participantes sobre a importância de cuidar do nosso meio ambiente.
Nesta primeira oficina, as mudas foram entregues para os jovens da Missão Miral cuidarem em suas residências. Posteriormente estaremos realizando plantação de sementes e mudas no próprio viveiro do parque que será mantido pela equipe de jardinagem do Parque da Juventude com a colaboração e apoio do Projeto Juventude Ecológica e parceiros. Estas mudas servirão tanto para o reflorestamento do parque e das margens do córrego Carandiru-Carajás como para a distribuição ao público em datas pré-determinadas.

No dia 10 de dezembro realizamos a segunda atividade no viveiro com um grupo de crianças e adolescentes residentes no Conjunto Habitacional Cingapura. A equipe do Núcleo Descentralizado Norte 2 da SVMA, iniciaram a atividades com explicações sobre a oficina de plantação de mudas e palestra sobre o Meio Ambiente.
 
Na seqüência partimos para a atividade prática de plantação de mudas. No final da atividade as mudas foram entregues para as crianças levarem para suas residências e receberam informações sobre como cuidar destas plantas.
 
Para a conclusão da atividade realizamos, com a coordenação da equipe da Sabesp, de uma oficina sobre coleta e reciclagem de materiais.
 
Agradecimentos:
Parque da Juventude, Sabesp, Secretaria do Verde e Meio Ambiente de São Paulo (NGD-2), PAVS-Santa Casa de São Paulo, Mundo 4D, Missão Miral do Brasil ,SPTrans e Subprefeitura Santana/Tucuruvi, Portal Zona Norte na Linha e Pensar Eco.
Para maiores informações, favor contatar: Fernanda Beda ou Marina Gomes:
Projeto Juventude Ecológica
Emails: juventude.ecologica@yahoo.com.br