sábado, 19 de fevereiro de 2011

1º Encontro da Rede Social Zona Norte - Juventude Ecológica apoia e muito essa idéia!

A Rede Social Zona Norte é um coletivo de entidades que trabalha em prol das comunidades. Ela utiliza a metodologia oferecida pelo Senac, que forma os mediadores que cuidam para que esse processo seja guiado de forma horizontal, ou seja, sem um líder: todos tem o mesmo grau de importância e peso nas decisões. 

Esse projeto pretende juntar pessoas, podendo ser de organizações, associações, ou mesmo cidadãos interessados em ajudar a Zona Norte, e formar uma rede de colaboração em que cada um coloque à disposiçãoo o que tem. Além disso conseguem discutir problemas e compartilhar suas experiências chegando a soluções.

Segundo Camila Chiarantano, agente de desenvolvimento social e mediadora da Rede Social Zona Norte, primeiro acontece um mapeamento para saber quantas entidades e organizações existem na região, e depois é feito um convite a elas para participarem de uma reunião em que é apresentado esse projeto. A maioria dos convidados acaba fazendo parte. A primeira reunião teve cerca de 80 participantes, e hoje o grupo conta com 102 pessoas que participam presencial ou mesmo virtualmente. 

A primeira reunião do ano começou com um clima bem descontraído. Primeiro todos os participantes se apresentaram e falaram um pouco sobre seu trabalho, projetos e dificuldades. Depois participaram de uma dinâmica de integração. Nessa reunião a Rede Social conseguiu definir as comissões de trabalho para o ano, que serão: Comunicação, Eventos, Desenvolvimento de Projeto, Acolhida e Registro.

O projeto Juventude Ecológica, que tem como objetivo difundir a educação ambiental para os frequentadores do Parque da Juventude, apresentou as suas propostas, que incluem plantio de mudas, cursos, informações sobre saúde pública, entre outras atividades. O Juventude Ecológica foi convidado a atuar junto com a subprefeitura Santana/ Tucuruvi, nas comemorações da Semana do Meio Ambiente, de 03 a 05/06, e conta com o apoio da Rede. Também foram discutidas idéias para a comemoração do aniversário de um ano da Rede, que acontece no dia 29/04.

Minudências
@ Participaram da reunião as entidades e empresas Juventude Ecológica, Expressão Falada Escrita, subprefeitura Santana/Tucuruvi, Assoc. Raio de Cristal, CVV - Centro de Valorização da Vida, Caspiedade, Centro Social Salette, Centro da Juventude Helena Portugal, biblioteca Nuto SantAnna, Secretaria do Verde e Meio Ambiente, Crisálida, Ibrasac, projeto Fênix, Semear, Sarsi, Apec, Gaia Brasil, Senac Santana e portal ZNnaLinha. 

Fonte:  http://www.znnalinha.com.br/santana/html/rede.php