sábado, 19 de fevereiro de 2011

Revitalização do Viveiro de Mudas do Parque da Juventude

O Projeto Juventude Ecológica em parceria com a Sabesp, Secretaria do Verde e Meio Ambiente de São Paulo e PAVS-Santa Casa de São Paulo iniciou mais uma atividade no dia 11 de novembro de 2010 no Parque da Juventude: A revitalização do viveiro de mudas do parque. Participaram conosco jovens portadores de necessidades especiais que a Missão Miral do Brasil atende e seus voluntários.
Nossa proposta é realizar uma vez ao mês oficinas no viveiro e palestras sobre Meio Ambiente e Cultura de Paz. Estas oficinas são gratuitas, mas existe a necessidade de inscrição prévia para a participação.
Nosso objetivo é utilizar esta importante área verde que é o Parque da Juventude para a realização de atividades educativas, que de uma forma prática, possam sensibilizar os participantes sobre a importância de cuidar do nosso meio ambiente.
Nesta primeira oficina, as mudas foram entregues para os jovens da Missão Miral cuidarem em suas residências. Posteriormente estaremos realizando plantação de sementes e mudas no próprio viveiro do parque que será mantido pela equipe de jardinagem do Parque da Juventude com a colaboração e apoio do Projeto Juventude Ecológica e parceiros. Estas mudas servirão tanto para o reflorestamento do parque e das margens do córrego Carandiru-Carajás como para a distribuição ao público em datas pré-determinadas.

No dia 10 de dezembro realizamos a segunda atividade no viveiro com um grupo de crianças e adolescentes residentes no Conjunto Habitacional Cingapura. A equipe do Núcleo Descentralizado Norte 2 da SVMA, iniciaram a atividades com explicações sobre a oficina de plantação de mudas e palestra sobre o Meio Ambiente.
 
Na seqüência partimos para a atividade prática de plantação de mudas. No final da atividade as mudas foram entregues para as crianças levarem para suas residências e receberam informações sobre como cuidar destas plantas.
 
Para a conclusão da atividade realizamos, com a coordenação da equipe da Sabesp, de uma oficina sobre coleta e reciclagem de materiais.
 
Agradecimentos:
Parque da Juventude, Sabesp, Secretaria do Verde e Meio Ambiente de São Paulo (NGD-2), PAVS-Santa Casa de São Paulo, Mundo 4D, Missão Miral do Brasil ,SPTrans e Subprefeitura Santana/Tucuruvi, Portal Zona Norte na Linha e Pensar Eco.
Para maiores informações, favor contatar: Fernanda Beda ou Marina Gomes:
Projeto Juventude Ecológica
Emails: juventude.ecologica@yahoo.com.br